Quando Uma Médica Ocidental Decide Estudar Medicina Chinesa
- Renata Serra
- 30 de jul.
- 2 min de leitura
Atualizado: 1 de out.

Diante de uma formação vasta, por que se aventurar em outra ciência tão distinta?
Mas funciona mesmo?
É misticismo?
Tem evidências científicas?
E se me acharem charlatã?
É inerente que o(a) profissional seriamente comprometido(a) com sua carreira se questione…
Após duas pós graduações e alguns cursos na área de Medicina Chinesa, percebo o quanto não de trata de conflitar ciências e renegar o tradicional, mas…
🪭É sobre criar pontes!
Ser porta voz de saberes múltiplos e agrega-los em filtros de ética, ciência e muito, muito estudo! Abre-se este portal magnífico que todos os dias lhe apresenta ideias totalmente diferentes, até mesmo do seu senso cultural rotineiro.
🐉Compartilho algumas percepções sobre essa área que, quando comecei, ainda não compreendia com clareza:
🪭Há de se ter a humildade dos aprendizes, pois mais frequentemente se depara com os dragões do “não saber”. Quando nos permitidos à integração, porém, tornam-se fascinantes.
🪭Não é porque uma ciência é milenar que ela é indiscutível, pelo contrário, carrega ainda mais conceitos que precisam ser intercambiados e analisados. O olhar crítico continua, até mais aguçado.
🪭A Medicina Chinesa é agregada em vários pilares, não apenas acupuntura, mas também Fitoterapia, Dietoterapia, Qi Gong (práticas de movimentos e respiração), Moxabustão (aquecimento), Ventosa, Guasha ( instrumento) e Tui Na( massagem terapêutica).
🪭Há várias escolas dentro da Medicina Tradicional Chinesa (MTC). Pode não haver uma unanimidade sobre o mesmo tema e provável que se siga a linha de seus mestres ou vá descobrindo linhas de maior identificação pessoal.
🪭Há cursos voltados para médicos e residência em Acupuntura (e especialidade médica em Acupunturiatria).
🪭Há vários mecanismos de ação periférica, segmentar e central já comprovados na acupuntura! Na verdade, o agulhamento gera reações incríveis em cadeia de modelação da dor a curto e longo prazos.
🪭As pesquisas na área nem sempre são fáceis, pelos desafios de grupo controle com a “acupuntura falsa (Sham)” e pela própria forma mais integral e individualizada de se tratar os pacientes da MTC, nem sempre baseada em protocolos fixos. Isso não desmerece sua prática, mas amplia as discussões e a busca por aprofundamento.
🐉Hoje percebo que algumas áreas da Medicina ocidental se transformaram imensamente em minha percepção e prática, apos a vivência com a MTC, especialmente:
↳ Manejo de dor de várias origens
↳ Ginecologia e Obstetrícia
↳ Fertilidade
↳ Cefaleias, pós-AVC, neuropatias
↳ Transtornos de ansiedade e depressão
↳ Asma e rinite alérgica
↳ Pediatria (fiz um TCC sobre os primeiros 1000 dias de vida e a MTC , porque me encantei com a Pediatria Chinesa! )
👶🏼🐉Já pensou em conhecer ou já teve experiências com a Medicina Chinesa?

Comentários